A importância da Arte Culinária.


A importãncia da Arte Culinária.
Em 10 anos cresceu absurdamente a procura por cursos técnicos no Brasil. Áreas que antes eram considiredas sem importância hoje ja fulguram entre as mais disputadas nos cursos. A valorização dos cursos técnicos beneficiou vários setores e qualificou a mão-de-obra no País. Setores como o de Saúde. hotelaria, viagens e turismo, vendas, atendimento e recepção ganharam reforços na qualificação de profissionais com a implementação de diversos cursos técnicos nas áreas.
A área de culinária cresceu muito nestes 10 anos e tornou-se apreciável como curso técnico de qualificação profissional. Imaginemos que há alguns anos em São Paulo a maioria dos Chefs era nordestino. Gente simples que fazia o Exôdo das regiões secas e de pouco desenvolvimento para tentar a vida na enorme capital. Pessoas que foram parar nas cozinhas de grandes restaurantes e começaram a vida como auxiliares de cozinha, lavando pratos, descascando verduras e legumes até tornarem-se mestres na arte culinária e ganharem status de Chefs. De olho nestas mutações ocorridsas nas cozinhas dos grandes restaurantes, empresários do setor perceberam tratar-se de um filão inexplorado de mercado. Um nicho virgem no Brasil; O da formação profissional de recursos humanos no setor da culinária.
Vieram então os cursos técnicos de formação abrangendo diversas áreas desde o atendimento nas recepções até a formação de Chefs. Garcons, Maitres, Auxiliares de Cozinha. Com o aquecimento do novo setor foram criadas as subdivisões que criaram especialidades como doceria, salgados, saladas, massas, molhos, sucos enfim, uma variedade enorme de oferta de cursos. Obviamente que a oferta de alimentos está ligada ao setor turístico e também este mercado foi obrigado a qualificar e absorver os profissionais gerados a partir dos cursos de culinária. Um salto magnífico que contribuiu para a evolução dos profissionais de culinária, um avanço na qualidade dos serviçoes prestados e na oferta de alimentos.
Vale a pena incluir nos seus planos um curso de culinária. Escolha uma área ou faça o básico, qualifique-se afinal comer bem é viver bem e investir na sua qualificação é viver melhor.

Texto do escritor Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Tony Casanova - All Right Reserved.

Receita do tradicional Cuzcuz nordestino.


Receita do tradicional Cuzcuz nordestino.
O prato mais conhecido do Nordeste é sem dúvida o Cuzcuz. O preparo do Cuzcuz é simples e os ingredientes bem fáceis de encontrar e os preços bastante acessíveis. Na verdade este prato é um bolo originado na Arábia, proveniente da região Norte da África. Sua composição original difere da forma como se prepara no Brasil devido a facilidade de se encontrar o trigo na região, assim o Cuzcuz era um bolo produzido a partir dos cereais encontrados fartamente nos locais de consumo.
O fabrico do Cuzcuz não é exclusividade do Brasil ou da Arábia, mas consume-se também na América Latina, Portugal, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia. No Brasil o bolo é feito de diversas formas, dependendo da região. Em alguns lugares do País mistura-se vários ingredientes como leite, ovos, manteiga ou carne de charque. Outros locais se prefere prepará-lo de forma tradicional.
A farinha varia também podendo ser de arroz, milho ou até de trigo. Abaixo você terá a receita e ingredientes para o preparo do cuzcuz tradicional nordestino:

Cuzcuz Nordestino.

Ingredientes:
250 Gramas de Farinha de Milho em Flocos ou Fubá.
100 Ml de água potável.
Sal a gosto.
Meia xícara de farinha de Mandioca peneirada.

Modo de preparo.

Junte os ingredientes secos em uma vazilha média e em seguida vá despejando a água devagar enquanto sova a massa para misturar os ingredientes. Misture tudo até obter uma massa úmida e solta. Nesta fase tenha cuidado para não molhar demais, isto fará com que o bolo fique duro. O segredo para a maciez do Cuzcuz é deixar a massa bem soltinha. Fica a seu critério acrescentar novos ingredientes, lembrando que como trata-se de um bolo você deve acrescentar farináceos e evitar misturas muito líquidas. Após misturar os ingredientes ponha-os na Cuzcuseira, lembrando que ela deve ter água para cozinhar o bolo. Leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos. Neste período mantenha a tampa da cuzcuseira fechada até que o Cuzcuz esteja pronto. Aguarde pelo menos 10 minutos para retirá-lo da Cuzcuzeira. Sirva o Cuzcuz enquanto estiver quente. Você pode serví-lo com carne, manteiga, leite ou ovos. Esta porção dá para 04 pessoas.

Na próxima darei mais receitas de preparar o Cuzcuz com outras variedades de ingredientes.

Texto de Tony Casanova.
By CarnAssada 2014.