Berinjela com iogurte ao forno.

03 colheres de azeite
02 cebolas roxa picadinha
04 dentes de alho amassados
500 gramas de tomates maduros sem semente e pele cortadinhos em cubinhos
04 colheres de tomates secos batidos no liquidificador
½ xícara de vinho tinto seco
02 folhas de louro
02 colheres de salsa picadinha
04 berinjelas grandes cortadas em fatias finas
02 abobrinhas italianas cortadas em fatias finas
01 colher de chá de cominho em pó
500 gramas de iogurte natural desnatado
03 ovos batidos
200 gramas de parmesão ralado na hora
Sal e pimenta do reino
Preparo
Numa panela aqueça 01 colher de azeite refogue a cebola até ficar macia, doure o alho junte os tomates e a pasta de tomates secos que bateu, acrescente o vinho o louro tampe e cozinhe por 10 minutos.
Destampe a panela e deixe o molho ferver até engrossar mexendo sempre, retire a folha do louro acrescente a salsa, tempere com sal e pimenta a gosto. Enquanto o molho cozinha aqueça a grelha pincele as fatias de berinjela e abobrinha com o azeite grelhe elas até ficarem macias e escuras.
Pré aqueça o forno em 180 graus, misture o cominho com a metade do iogurte. Arrume um terço das fatias de berinjela em uma assadeira, com uma colher coloque metade do molho de tomate . Coloque outra camada agora com abobrinha e cubra com metade do molho de iogurte e cominho,repita as camadas e termine com berinjelas, agora coloque o restante do iogurte aos ovos batidos e a metade do queijo parmesão, cubra as berinjelas com o molho, agora salpique o restante do parmesão por cima, leve ao forno por 45 minutos ou até dourar,e borbulhar por cima.
Sirva quente acompanhado de pão de gergelim e salada verde crocante.
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.