cassoulet de feijão com farofa de pão e linguiça.

800 gramas de feijão branco cozido
02 colher de azeite
03 dentes de alho amassados
800 gramas de lombo de porco em cubos fritos
500 gramas de linguiça de porco ao alho curada cortada em cubos
01 cebola grande batidinha
02 talos de aipo picados
02 cenouras grandes em fatias finas
01 lata de tomates 400 gramas
200 ml de vinho branco seco
500 ml de caldo de galinha ou carne de porco
02 colheres de extrato de tomate
02 folhas de louro
02 raminhos de tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Preparando a cobertura com pão: 02 colheres de azeite, 01 xícara de chá de salsa picadinha, 500 gramas de pão fresco esmigalhado.
Preparando o Cassoulet.
Depois de cozinhar o feijão escorra e reserve, aqueça uma panela grande com óleo e alho e sal acrescente a carne de porco e deixe fritar até dourar bem, retire da panela e reserve, coloque as linguiças e frite na mesma panela, reserve, agora acrescente na panela a cebola o aipo, a cenoura, cozinhe por 05 minutos ou até dourarem e amaciarem um pouco, agora coloque na panela a carne de porco frita a linguiça, os tomates com o liquido, o feijão, o vinho, o extrato de tomate, as folhas de louro e os tomilhos, deixe ferver e reduza o fogo. Cozinhe até a carne ficar bem macia.
Enquanto a carne cozinha, aqueça outra panela com azeite adicione a salsa e as migalhas de pão doure bem até ficarem torrados crocantes, agora prove o tempero da panela de feijão com carne, acerte com sal e pimenta a gosto, Sirva acompanhado com a faropa de pão torrados que preparou.
Dica este prato é muito nutritivo, não é necessários acompanhamentos além da farofa de pão torrado.Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.