Receita do tradicional Cuzcuz nordestino.


Receita do tradicional Cuzcuz nordestino.
O prato mais conhecido do Nordeste é sem dúvida o Cuzcuz. O preparo do Cuzcuz é simples e os ingredientes bem fáceis de encontrar e os preços bastante acessíveis. Na verdade este prato é um bolo originado na Arábia, proveniente da região Norte da África. Sua composição original difere da forma como se prepara no Brasil devido a facilidade de se encontrar o trigo na região, assim o Cuzcuz era um bolo produzido a partir dos cereais encontrados fartamente nos locais de consumo.
O fabrico do Cuzcuz não é exclusividade do Brasil ou da Arábia, mas consume-se também na América Latina, Portugal, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia. No Brasil o bolo é feito de diversas formas, dependendo da região. Em alguns lugares do País mistura-se vários ingredientes como leite, ovos, manteiga ou carne de charque. Outros locais se prefere prepará-lo de forma tradicional.
A farinha varia também podendo ser de arroz, milho ou até de trigo. Abaixo você terá a receita e ingredientes para o preparo do cuzcuz tradicional nordestino:

Cuzcuz Nordestino.

Ingredientes:
250 Gramas de Farinha de Milho em Flocos ou Fubá.
100 Ml de água potável.
Sal a gosto.
Meia xícara de farinha de Mandioca peneirada.

Modo de preparo.

Junte os ingredientes secos em uma vazilha média e em seguida vá despejando a água devagar enquanto sova a massa para misturar os ingredientes. Misture tudo até obter uma massa úmida e solta. Nesta fase tenha cuidado para não molhar demais, isto fará com que o bolo fique duro. O segredo para a maciez do Cuzcuz é deixar a massa bem soltinha. Fica a seu critério acrescentar novos ingredientes, lembrando que como trata-se de um bolo você deve acrescentar farináceos e evitar misturas muito líquidas. Após misturar os ingredientes ponha-os na Cuzcuseira, lembrando que ela deve ter água para cozinhar o bolo. Leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos. Neste período mantenha a tampa da cuzcuseira fechada até que o Cuzcuz esteja pronto. Aguarde pelo menos 10 minutos para retirá-lo da Cuzcuzeira. Sirva o Cuzcuz enquanto estiver quente. Você pode serví-lo com carne, manteiga, leite ou ovos. Esta porção dá para 04 pessoas.

Na próxima darei mais receitas de preparar o Cuzcuz com outras variedades de ingredientes.

Texto de Tony Casanova.
By CarnAssada 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ter vindo. Deixe-nos seu comentário. Ele será moderado e logo após liberado.