Culinária | Receita | Torta gelada de coco com abacaxi.

Ingredientes.

1 Litro de leite integral
2 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho
1 de lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de essência
1 lata de abacaxi em calda ou em suco
1 abacaxi pequeno
180 g de bolacha champagne ou triffle sponges
1 colher de sopa de brandy ou licor de sua preferência
1 xícara de chá de coco ralado

Modo de fazer


É importante deixar todos os elementos relativamente prontos para a hora de montar o doce. Por isso, minha sugestão é começar pelo creme. Para isso junte na panela as gemas, o leite, baunilha, o leite condensado e o amido de milho. Lembre-se de dissolver o amido de milho no leite antes de colocar na panela para evitar caroços. Em fogo baixo mexa sem parar até ferver e engrossar. Se necessário dissolva um pouco mais de amido de milho e junte ao doce. Desligue e adicione o creme de leite. Mexa até dissolver e reserve.


Em seguida cuide do abacaxi. Pode usar abacaxi fresco e o enlatado (ambos cortados em cubos). Pode colocar bastante fica mais gostoso, mas fique à vontade pra usar a quantidade que achar melhor. Em relação ao abacaxi enlatado escorra e guarde o líquido para umedecer as bolachas.


No líquido que reservou da calda do abacaxi

 adicione o brandy (ou outro licor que preferir). Se gostar pode colocar mais álcool ou mesmo fazer uma versão sem bebida alcoólica.


Chegou a hora de montar. A maneira clássica é usar um recipiente de vidro para as camadas ficarem aparentes. Mas nada impede que use outro recipiente pra montar o doce. Comece umedecendo as bolachas no líquido, deixando pouco tempo para que elas não fiquem encharcadas demais (cerca de 3-5s). Forre o fundo do recipiente com as bolachas. Por cima coloque uma camada do creme, salpique coco e adicione os abacaxis. Repita até seus ingredientes acabarem ou preencher todo o recipiente em que for servir. Coloque coco no topo e se quiser alguns pedaços de abacaxi para decorar.
Leve à geladeira por no mínimo 6 horas e sirva. 

Seguidores do Google